sábado, 9 de abril de 2011

Falando de cultura

A cultura é dinamica e varia de acordo com cada sociedade, que, por, sua vez, a transforma ao longo do tempo. Cada sociedade possui suas diferenças internas, pois possui diversos grupos sociais e, quanto maior for sua organização social maior será sua diversidade cultural. E a educação escolar é parte do produto da cultura da sociedade em que está inserida e das suas relações de outras sociedades; logo essa educação é reproduzida para a manutenção das relações sociais por meio de um conjunto de disciplinas, regras, e maneiras de agir e pensar para que seus indivíduos se adequem ideológica e politicamente ao sistema social.
A cultura erudita se constitui da produção do ambiente e de suas manifestações relacionadas aos mais ricos e cultos influentes na sociedade. Ex: pintores, escultores, poetas, músicos, etc.
A cultura popular são as manifestações folclóricas adicionais estabelecidas ao longo da história da sociedade rural ou urbana, dinamizadas pelo variado ritmos e rituais regionais conhecidos pelo povo. Ex: o samba, a moda de viola, o forró, o bumba-meu-boi, etc.
A cultura de massa são as informações antes limitadas a uma única classe, que se difundiu a população em geral, unificando hábitos e valores sociais de todas as camadas. Ex: roupas e calçados, automóveis, internet e diversos recursos de informática e de comunicação, etc.
A cultura patente é aquela estabelecida segundo os padrões vigentes numa coletividade, num determinado momento, sendo estabelecida por normas, idéias, valores e práticas vigentes na ordem social atual. Nesse contexto, a escola é uma organização bastante conservadora, relacionando alguns aspectos que formam o cotidiano, como o conhecimento, as avaliações, o material educacional, o comportamento conservador, e a linguagem adotada no ambiente escolar.
A cultura latente é aquela que existe incompleta e precariamente, institucionalizando outras formas de ser social, inovando e construindo novas normas, idéias e valores na realidade da sociedade existente. Nesse ponto de vista latente, a escola está imersa na dinâmica das transformações que instituem novos padrões, pois ela cria novas formas de instituir democraticamente seu currículo administrativo e seu modo de ensino-aprendizagem sem perder suas características anteriores.
A sala de aula é onde acontece o desenvolvimento de aprendizagens, de idéias, dos valores, dos desejos, das atitudes, na qual cada indivíduo deverá ser capaz de reconhecer, identificar e interpretar o universo que está em seu entorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário