segunda-feira, 23 de abril de 2012

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO 2012

PREFEITURA DE MARABÁ
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO / FUNDESCOLA

E.M.E.F. AUGUSTO BASTOS MORBACH



Projeto: PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
Responsável:
MAGNO PESSOA FERREIRA

Período: FEVEREIRO A DEZEMBRO DE 2012

Justificativa
A implantação do projeto Programa Mais Educação (Escola de Tempo Integral) tem sido um grande e importante desafio a todos que veem a educação como um dos fatores fundamentais na construção de uma sociedade que orienta suas ações para a inclusão social e o bem estar de seus integrantes. A Escola de Tempo Integral trás um elemento novo, importantíssimo para o processo educacional: a ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola. Essa ampliação pode permitir uma transformação na qualidade do processo ensino-aprendizagem há muito desejado. Estudo contínuo, discussão e reflexão são necessárias para o desenvolvimento de projetos e práticas pedagógicas que repensem a organização desse novo tempo escolar, de tal forma que possam proporcionar aos alunos teoria e prática, conhecimento imbuído de experiência, para se transformar na práxis que dará a eles a competência e as referências para origem no mundo enquanto cidadãos.

Objetivo geral:
            Implantar o projeto de escola em tempo integral como forma de incentivar uma sociedade que orienta suas ações para a inclusão social e o bem estar de seus integrantes. Uma nova perspectiva de educação que trás um elemento novo, importantíssimo para o processo educacional, a ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola. Essa ampliação pode permitir uma transformação na qualidade do processo ensino-aprendizagem e proporcionar meios de interação da comunidade com a escola.

Publico Alvo:
30 alunos do 5º ano
30 alunos do 4º ano
30 alunos do 3º ano
15 alunos do 2º ano

Macro campos e atividade:
APOIO PEDAGÓGICO:
-Letramento
-Matemática
ESPORTE E LAZER:
-Futsal
-Handebol
-Karatê
INCLUSÃO DIGITAL:
-Informática e tecnologia da informação.

Objetivos específicos;
-       Ampliar o tempo de permanência na escola com atividades de fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem.
-       Apoiar a realização, em escolas e outros espaços socioculturais, de ações socioeducativas escolar, incluindo atividades de aprendizagem, culturais e artísticas, esportivas e de lazer, de inclusão digital.
-       Contribuir para a formação integral e atenção integral de crianças, adolescentes e jovens.
-       Integrar a comunidade as ações da escola fortalecendo a participação dos pais na escola.

Estrutura Programática
APOIO PEDAGÓGICO:
·        -Letramento: Atividade de reforço na leitura e escrita para fortalecimento no processo de ensino aprendizagem.
·        -Matemática: Reforço na área da matemática com jogos e outros materiais lúdicos de ensino da matemática. 
ESPORTE E LAZER:
·        -Futsal: Oficinas teóricas e praticas sobre o futsal com realização de eventos esportivos periodicamente e atividades de pratica esportivas
·        -Handebol: Oficinas teóricas e praticas sobre o handebol com realização de eventos esportivos periodicamente e atividades de pratica esportivas.
·        -Karatê: Oficinas teóricas e praticas sobre o karatê com realização de eventos esportivos periodicamente e atividades de pratica esportivas
INCLUSÃO DIGITAL:
·        -Informática e tecnologia da Informação: Oficinas teóricas e praticas sobre Informática com a realização periódica de atividades com o software Cultivar do Brasil ONLINE.

Procedimentos metodológicos:
            Os oficineiros com o auxilio do professor coordenador do projeto e apoio da coordenação pedagógica e professores regentes montarão e realizarão as oficinas elaboradas, atendendo as turmas de acordo com o cronograma.

Recursos:
Salas de leitura.
Laboratório de informática.
Quadra esportiva.
Livros de interesse para as crianças.
Material esportivo.(bolas, cones, coletes, etc.)
Jogos didáticos pedagógicos.
Tatames e quimonos.


Avaliação: A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.

A familia na escola

Caros professores, façam com que os pais acompanhem a vida escolar de seus filhos:
  1. Solicitem aos pais que visitem a escola de seus filhos sempre que puderem,
  2. Conversem com os pais coisas boas sobre os filhos,
  3. Mostrem aos pais como seus filhos estão nos estudos,
  4. Dêem orientação aos pais como eles podem trabahar as dificuldades dos filhos na escola,
  5. Mandem bilhetes e avisos sobre os acontecimentos na escola, ou telefone para eles,
  6. Solicitem que os pais compareçam às reuniões da escola. Deixem que eles dêem opiniões sobre os temas debatidos, façam com eles se sintam importantes também e que valorizem vocês.

um grupo, uma super equipe

A coordenação pedagógica, os professores e os demais funcionários de uma escola devem tem um bom relacionamento entre si, para executarem as tarefas que lhe são propostas; devem enxergar a possibilidade de uasr a própria experiência para se auto ajudarem uns aos outros para resolverem os problemas do ambiente escoalr.
O espirito de coletividade deve reinar, para que haja inumeras maneiras de resolverem os problemas. Os professores devem buscar a coordenação e  a direção para tentarem resolver questões cotidianas  buscando apoio e orientação uns nos outros.
Todos têm voz e vez na escola, e a responsabilidade de decisões deve ser compartilhada e nunca deve cair só sobre uma pessoa. A experiência de gestor deve ser utilizada para dar sugestões e nunca impor caminhos.
A escoal e seus funcionários devem sempre lembrar que o objetivo maor do seu trabalho e de sua existência nesse ambiente são a educação dos alunos.