PREFEITURA DE MARABÁ
SECRETARIA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO /
FUNDESCOLA
E.M.E.F. AUGUSTO BASTOS
MORBACH
Projeto: PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
Responsável:
MAGNO
PESSOA FERREIRA
Período: FEVEREIRO A DEZEMBRO DE 2012
Justificativa
A implantação do projeto Programa Mais Educação
(Escola de Tempo Integral) tem sido um grande e importante desafio a todos que
veem a educação como um dos fatores fundamentais na construção de uma sociedade
que orienta suas ações para a inclusão social e o bem estar de seus
integrantes. A Escola de Tempo Integral trás um elemento novo, importantíssimo
para o processo educacional: a ampliação do tempo de permanência dos alunos na
escola. Essa ampliação pode permitir uma transformação na qualidade do processo
ensino-aprendizagem há muito desejado. Estudo contínuo, discussão e reflexão
são necessárias para o desenvolvimento de projetos e práticas pedagógicas que
repensem a organização desse novo tempo escolar, de tal forma que possam
proporcionar aos alunos teoria e prática, conhecimento imbuído de experiência,
para se transformar na práxis que dará a eles a competência e as referências
para origem no mundo enquanto cidadãos.
Objetivo geral:
Implantar
o projeto de escola em tempo integral como forma de incentivar uma sociedade
que orienta suas ações para a inclusão social e o bem estar de seus
integrantes. Uma nova perspectiva de educação que trás um elemento novo,
importantíssimo para o processo educacional, a ampliação do tempo de
permanência dos alunos na escola. Essa ampliação pode permitir uma
transformação na qualidade do processo ensino-aprendizagem e proporcionar meios
de interação da comunidade com a escola.
Publico Alvo:
30 alunos do 5º ano
30 alunos do 4º ano
30 alunos do 3º ano
15 alunos do 2º ano
Macro campos e atividade:
APOIO PEDAGÓGICO:
-Letramento
-Matemática
ESPORTE E LAZER:
-Futsal
-Handebol
-Karatê
INCLUSÃO DIGITAL:
-Informática e tecnologia da informação.
Objetivos específicos;
- Ampliar o tempo de permanência na escola com
atividades de fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem.
- Apoiar a realização, em escolas e outros espaços
socioculturais, de ações socioeducativas escolar, incluindo atividades de
aprendizagem, culturais e artísticas, esportivas e de lazer, de inclusão
digital.
-
Contribuir para a formação integral e atenção integral de crianças,
adolescentes e jovens.
-
Integrar a comunidade as ações da escola fortalecendo a participação dos
pais na escola.
Estrutura Programática
APOIO PEDAGÓGICO:
·
-Letramento: Atividade de reforço na leitura e escrita para
fortalecimento no processo de ensino aprendizagem.
·
-Matemática: Reforço na área da matemática com jogos e
outros materiais lúdicos de ensino da matemática.
ESPORTE E LAZER:
·
-Futsal: Oficinas teóricas e praticas sobre o futsal com
realização de eventos esportivos periodicamente e atividades de pratica
esportivas
·
-Handebol: Oficinas teóricas e praticas sobre o handebol com
realização de eventos esportivos periodicamente e atividades de pratica
esportivas.
·
-Karatê: Oficinas teóricas e praticas sobre o karatê com
realização de eventos esportivos periodicamente e atividades de pratica
esportivas
INCLUSÃO DIGITAL:
·
-Informática e tecnologia da Informação: Oficinas teóricas e praticas sobre Informática
com a realização periódica de atividades com o software Cultivar do Brasil
ONLINE.
Procedimentos metodológicos:
Os
oficineiros com o auxilio do professor coordenador do projeto e apoio da
coordenação pedagógica e professores regentes montarão e realizarão as oficinas
elaboradas, atendendo as turmas de acordo com o cronograma.
Recursos:
Salas de leitura.
Laboratório de
informática.
Quadra esportiva.
Livros de interesse para
as crianças.
Material
esportivo.(bolas, cones, coletes, etc.)
Jogos didáticos
pedagógicos.
Tatames e quimonos.
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