segunda-feira, 23 de abril de 2012

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO 2012

PREFEITURA DE MARABÁ
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO / FUNDESCOLA

E.M.E.F. AUGUSTO BASTOS MORBACH



Projeto: PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
Responsável:
MAGNO PESSOA FERREIRA

Período: FEVEREIRO A DEZEMBRO DE 2012

Justificativa
A implantação do projeto Programa Mais Educação (Escola de Tempo Integral) tem sido um grande e importante desafio a todos que veem a educação como um dos fatores fundamentais na construção de uma sociedade que orienta suas ações para a inclusão social e o bem estar de seus integrantes. A Escola de Tempo Integral trás um elemento novo, importantíssimo para o processo educacional: a ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola. Essa ampliação pode permitir uma transformação na qualidade do processo ensino-aprendizagem há muito desejado. Estudo contínuo, discussão e reflexão são necessárias para o desenvolvimento de projetos e práticas pedagógicas que repensem a organização desse novo tempo escolar, de tal forma que possam proporcionar aos alunos teoria e prática, conhecimento imbuído de experiência, para se transformar na práxis que dará a eles a competência e as referências para origem no mundo enquanto cidadãos.

Objetivo geral:
            Implantar o projeto de escola em tempo integral como forma de incentivar uma sociedade que orienta suas ações para a inclusão social e o bem estar de seus integrantes. Uma nova perspectiva de educação que trás um elemento novo, importantíssimo para o processo educacional, a ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola. Essa ampliação pode permitir uma transformação na qualidade do processo ensino-aprendizagem e proporcionar meios de interação da comunidade com a escola.

Publico Alvo:
30 alunos do 5º ano
30 alunos do 4º ano
30 alunos do 3º ano
15 alunos do 2º ano

Macro campos e atividade:
APOIO PEDAGÓGICO:
-Letramento
-Matemática
ESPORTE E LAZER:
-Futsal
-Handebol
-Karatê
INCLUSÃO DIGITAL:
-Informática e tecnologia da informação.

Objetivos específicos;
-       Ampliar o tempo de permanência na escola com atividades de fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem.
-       Apoiar a realização, em escolas e outros espaços socioculturais, de ações socioeducativas escolar, incluindo atividades de aprendizagem, culturais e artísticas, esportivas e de lazer, de inclusão digital.
-       Contribuir para a formação integral e atenção integral de crianças, adolescentes e jovens.
-       Integrar a comunidade as ações da escola fortalecendo a participação dos pais na escola.

Estrutura Programática
APOIO PEDAGÓGICO:
·        -Letramento: Atividade de reforço na leitura e escrita para fortalecimento no processo de ensino aprendizagem.
·        -Matemática: Reforço na área da matemática com jogos e outros materiais lúdicos de ensino da matemática. 
ESPORTE E LAZER:
·        -Futsal: Oficinas teóricas e praticas sobre o futsal com realização de eventos esportivos periodicamente e atividades de pratica esportivas
·        -Handebol: Oficinas teóricas e praticas sobre o handebol com realização de eventos esportivos periodicamente e atividades de pratica esportivas.
·        -Karatê: Oficinas teóricas e praticas sobre o karatê com realização de eventos esportivos periodicamente e atividades de pratica esportivas
INCLUSÃO DIGITAL:
·        -Informática e tecnologia da Informação: Oficinas teóricas e praticas sobre Informática com a realização periódica de atividades com o software Cultivar do Brasil ONLINE.

Procedimentos metodológicos:
            Os oficineiros com o auxilio do professor coordenador do projeto e apoio da coordenação pedagógica e professores regentes montarão e realizarão as oficinas elaboradas, atendendo as turmas de acordo com o cronograma.

Recursos:
Salas de leitura.
Laboratório de informática.
Quadra esportiva.
Livros de interesse para as crianças.
Material esportivo.(bolas, cones, coletes, etc.)
Jogos didáticos pedagógicos.
Tatames e quimonos.


Avaliação: A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.

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