quarta-feira, 9 de maio de 2012

Plano de aula de matematica (com flexibilidade para crianças com necessidades educacionais especiais)


Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Bastos Morbach
 

Disciplina: Matemática



Anos: 4º e 5º.


Tempo estimado: Quatro semanas.


Quantidade de alunos: 29 alunos (03 alunos com necessidades educacionais especiais (deficiencia mental//intelectual)) .


Faixa etária: crianças entre 10 a 12 anos.


Realidade sócio-econômica: Alunos ditos normais e com necessidades educacionais especiais 

(deficiencia mental//intelectual).


Flexibilizações: Recursos - Tempo - Conteúdos

 CONTEÚDOS
Introdução aos números decimais

OBJETIVO GERAL
O trabalho a ser desenvolvido com os alunos portadores de necessidades educacionais especiais tem como objetivo geral proporcionar a esses alunos a identificação das diferenças e semelhanças entre os conteúdos tratados, e, a partir daí, que o aluno possa estabelecer relações diretas com o seu dia-a-dia e aos valores sociais estabelecidos.

OBJETIVO ESPECÍFICOS
  • Fazer com que os alunos identifiquem na dinâmica proposta, através de gestos e/ou verbalização, os principais elementos presentes e que os relacionem cognitivamente às práticas de sua realidade social e, façam a reconstrução de uma quantia de dinheiro usando moedas variadas.
  • Adição e subtração em problemas envolvendo preços em reais.
  • Identificar e associar, através de gestos e/ou verbalização, os temas tratados em aula, associando-os aos eventos do dia-a-dia na comunidade e na escola.
  • Fazer com que o aluno relacione esta prática à sua realidade social, como as escritas de expressões que representam equivalências entre quantidades; e a análise da informação contida na notação decimal.
  • Promover a socialização dos alunos através de um ambiente agradável, a partir de alongamentos, brincadeiras e jogos executados em sala de aula.
  • Relacionar composições e decomposições de quantidades de dinheiro utilizando diferentes moedas e estabelecendo equivalências entre elas.
  • Relacionar representações fracionárias e decimais.
  • Exposição teórico-prática do conteúdo a ser tratado em cada aula com o resgate, a cada início de aula do conhecimento dos alunos a cerca dos referidos temas;
  • Adequação de linguagem acessível ao nível de conhecimento dos alunos, evitando o máximo possível o exagero de informações;
  • Buscar sempre, através de estímulos positivos e motivadores, a participação de todos nas atividades propostas, respeitando sempre suas limitações;
  • Oportunizar aos alunos para que estes identifiquem as possíveis diferenças e semelhanças dos conteúdos tratados;
  • Estimular, em alguns momentos da aula, a autonomia dos alunos para que estes possam mostrar seu conhecimento a cerca da atividade proposta;
  • Durante a execução das atividades, sempre que possível enfatizar outros conhecimentos relacionados àquela atividade como cor, forma, tamanho de objetos, posicionamentos, direção, que estimulem sua aprendizagem cognitiva;
  • - Ao final de cada aula, estimular os alunos para que possam fazer uma recapitulação ou resgate da atividade que fora executada.
MATERIAL NECESSÁRIO
Calculadora, folhetos de propaganda de supermercados, lápis e papel.


DESENVOLVIMENTO
1ª etapa
Para introduzir ou retomar a relação entre representações fracionárias e decimais devo propor situações envolvendo o contexto do dinheiro. Fazer com que formem duplas e em seguida fazer a eles a apresentação de problemas escritos e orais que seja necessário usar moedas dos seguintes valores: R$ 1,00, R$ 0,50, R$ 0,10, R$ 0,05 e R$ 0,01.
Propor aos alunos escrevam três maneiras de pagar R$ 3,75 (informem que eles podem usar várias moedas de um mesmo valor).
Discutir com os alunos as respostas com todos e peça que cada um cite duas maneiras de formar R$ 0,87 e R$ 2,08. Analisar com a classe as possibilidades, incluindo os erros. Por exemplo, formar R$ 2,08 com 28 moedas de 10 centavos.
Discutir com eles os equívocos e peça que digam se estão de acordo e justifiquem.
Anotar no quadro-negro R$ 0,87 e R$ 2,08 e discuta a diferença entre o 8 de 0,87 e o 8 de 2,08.


Flexibilização de recursos
Os alunos podem ter como rumo para as atividades o uso de folhetos de propaganda de supermercados, que se referem a um contexto conhecido e ajudam a lidar com situações da vida prática envolvendo números com vírgula; fazer a apresentação desse material a todos.

2ª etapa
Perguntar à turma quantas moedas de 10 centavos são necessárias para pagar as seguintes quantias: R$ 1,00, R$ 2,00, R$ 5,00, R$ 3,50. Depois, pedir que digam como pagar as mesmas quantidades com moedas de 50 centavos, de 25 centavos e de 1 centavo.
Discutir se em todos os casos foi necessário fazer contas ou se encontraram outro jeito.

Flexibilização de tempo
No início de cada aula, devo retomar o que foi feito na aula anterior. A repetição ajuda na compreensão

3ª etapa
Para que a turma reconheça que 10 centavos equivalem a 1/10 de real e que 1 centavo é igual a 1/100 de real, vou organizá-los em duplas e pedir que dividam igualmente R$ 1,00 por dez crianças. Lembrar também que eles devem registrar sempre os resultados com frações.
Propor com eles que pensem no que aparecerá no visor da calculadora se fizerem o cálculo 1 : 10. Eles devem anotar o resultado e depois conferir na calculadora.
Devo anotar as conclusões no quadro e peça que copiem: 10 centavos = R$ 0,10 = R$ 1/10; 1 centavo = R$0,01 = R$ 1/100.
Para estender esse recurso, fazem junto com eles o mesmo com R$ 2,00, R$ 5,00, R$ 8,00, R$ 2,50, R$ 0,80 e R$ 0,10. Orientando os alunos a registrar os resultados utilizando frações.

Flexibilização de recursos
Se necessário, priorizar o uso da calculadora como recurso para a realização das operações.

Flexibilização de conteúdos
Retomar o uso da calculadora e adequar o conteúdo para as competências do aluno, por exemplo, apresentando frações que já são de seu domínio.


4ª etapa
Na hora de generalizar o recurso utilizado o contexto do dinheiro, devo pedir que eles resolvam os seguintes cálculos: 1 : 10, 4 : 10, 7 : 10, 2 : 10, 5 : 10 e 8 : 10. Depois, escrevam o resultado com frações e com números com vírgula.
Mostrar para os alunos que com a base que cada divisão é feita é possível deduzir o resultado de uma multiplicação por 10. Por exemplo: como 2 : 10 = 0,2, se deduz que 0,2 x 10 = 2.

Flexibilização de conteúdos
Citar números com vírgulas com foco só no sistema monetário para que eles copiem.
Os alunos podem ir à cantina para conferir preços das mercadorias vendidas e realizar cálculos sobre o troco.

Flexibilização de recursos
Se necessário, propor aos alunos o uso da calculadora.

CRONOGRAMA

Para a seleção dos conteúdos a serem tratados com os alunos , observou-se, primeiramente, a adequação dos mesmos às possibilidades sócio-cognoscitivas dos alunos.

SITUAÇÃO DIDÁTICA

Entendendo a aula como sendo um espaço, intensionalmente organizado, para facilitar as relações que levem a uma melhor apreensão do conhecimento pelo aluno, serão desenvolvidos procedimentos teórico-metodológicos para possibilitar uma melhor e mais fácil apropriação significativa dos conteúdos tratados e dos valores que estão intrínsecos a cada um deles.

AVALIAÇÃO 

O que se busca no processo avaliativo com os alunos é, primeiramente, a participação e a integração de todos durante a aula, seja essa participação parcial ou integral, dada às limitações individuais de alguns alunos. A partir daí, conduzi-los a uma aprendizagem dos conteúdos, sendo esta verificada através da participação e do envolvimento dos alunos, da identificação, por meio de gestos e verbalizações, das principais características da atividade proposta e também do reconhecimento das semelhanças e diferenças entre os conteúdos tratados. 

Devo sempre retomar as anotações sobre a divisão de 1:10. e sempre propor que se apoiem no que sabem sobre dinheiro e reflitam sobre as seguintes relações: 1 : 100 = 0,01, 0,1 : 10 = 0,01, 0,01 x 10 = 0,1, 0,1 x 10 = 1 e 0,01 = 1/100. Escrever para os alunos essas relações no quadro e pedir que expliquem cada uma delas.

BIBLIOGRAFIA

  • CADERNOS DE EDUCAÇÃO. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN – CNTE: 2. ED, N. 3, mar.1997
  • PROPOSTA PEDAGÓGICA. Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Bastos Morbach, Marabá, 2012.
  • RODRIGUES, Graciele Massoli. Demarcações Sociais e as Relações Diádicas na Escola: Considerações acerca da inclusão. RBCE. V.25, p.43-56, mai. 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário