Projeto:
Leitura e escrita: Literatura de Cordel – Programa Mais Educação
Leitura e escrita: Literatura de Cordel – Programa Mais Educação
Objetivo geral:
Este projeto tem como objetivo conciliar os dois processos (leitura e escrita), assegurando aos alunos a apropriação do sistema alfabético ortográfico e condições possibilitadoras do uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita.
Este projeto tem como objetivo conciliar os dois processos (leitura e escrita), assegurando aos alunos a apropriação do sistema alfabético ortográfico e condições possibilitadoras do uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita.
Objetivos específicos:
*Promover aproximação com a cultura popular, principalmente a nordestina, através do conhecimento da Literatura de Cordel;
* Aproximar a comunidade escolar da cultura popular, fazendo-a interagir;
* Estimular um olhar crítico e simultaneamente poético sobre a realidade local, a cultura popular;
* Valorizar a arte da xilogravura, como fazendo parte de nossa Cultura, a Cultura Popular, o Folclore;
* Incentivar a sociabilidade multietária entre os alunos através da confecção coletiva de cordéis;
* Valorizar a criatividade e espontaneidade dos alunos, estimulando-os através da produção de cordéis;
* Aprimorar a escrita ao refletir sobre a diferença entre a linguagem oral e a escrita;
* Incentivar e estimular o gosto pela leitura;
*Promover aproximação com a cultura popular, principalmente a nordestina, através do conhecimento da Literatura de Cordel;
* Aproximar a comunidade escolar da cultura popular, fazendo-a interagir;
* Estimular um olhar crítico e simultaneamente poético sobre a realidade local, a cultura popular;
* Valorizar a arte da xilogravura, como fazendo parte de nossa Cultura, a Cultura Popular, o Folclore;
* Incentivar a sociabilidade multietária entre os alunos através da confecção coletiva de cordéis;
* Valorizar a criatividade e espontaneidade dos alunos, estimulando-os através da produção de cordéis;
* Aprimorar a escrita ao refletir sobre a diferença entre a linguagem oral e a escrita;
* Incentivar e estimular o gosto pela leitura;
Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental, atendidos pelo Programa Mais Educação, nas Escolas Municipais
Período da realização: abril a Junho/2012
Conteúdos:
Língua Portuguesa: Literatura de Cordel; Linguagem oral, escrita e visual; Produção de cordéis; Gêneros textuais: Sinopse; Jornal; Entrevista Versos para cordel; Rima; Transcrição de diálogos; Textos lacunados, Jogos, Caça palavras, Cruzadinhas, Repentes musicais.
Matemática: Formas Geométricas; Cores, Xilogravura, Artes Visuais.
Língua Portuguesa: Literatura de Cordel; Linguagem oral, escrita e visual; Produção de cordéis; Gêneros textuais: Sinopse; Jornal; Entrevista Versos para cordel; Rima; Transcrição de diálogos; Textos lacunados, Jogos, Caça palavras, Cruzadinhas, Repentes musicais.
Matemática: Formas Geométricas; Cores, Xilogravura, Artes Visuais.
Metodologia:
1ª etapa: Conversa informal com os alunos sobre o projeto, levantando a curiosidade e o conhecimento prévio dos mesmos sobre o tema escolhido {O que significa se nordestino? Quais e quantas são as regiões? Em qual região moramos? Em nossa região existem xilogravadores? E cordéis? Onde são contadas as histórias de nossa região? Como? Por quem? (…) quais características são características do gênero cordel? O que são versos? O que caracterizam os versos? E os cordéis? O que significa rimar? Lembra-se de exemplos de rimas? (...) Como fazermos as ilustrações de nossas histórias, para serem consideradas xilogravuras?} e logo após explica-lhes as etapas do projeto; bem como selecionar as literaturas de cordel a serem trabalhadas.
1ª etapa: Conversa informal com os alunos sobre o projeto, levantando a curiosidade e o conhecimento prévio dos mesmos sobre o tema escolhido {O que significa se nordestino? Quais e quantas são as regiões? Em qual região moramos? Em nossa região existem xilogravadores? E cordéis? Onde são contadas as histórias de nossa região? Como? Por quem? (…) quais características são características do gênero cordel? O que são versos? O que caracterizam os versos? E os cordéis? O que significa rimar? Lembra-se de exemplos de rimas? (...) Como fazermos as ilustrações de nossas histórias, para serem consideradas xilogravuras?} e logo após explica-lhes as etapas do projeto; bem como selecionar as literaturas de cordel a serem trabalhadas.
2ª etapa: Desenvolver atividades sobre o tema, prevendo o conteúdo que irá apresentar aos alunos antes de expor o conhecimento pesquisado sobre o mesmo, deixar que os alunos participem de modo a trabalhar a oralidade e respeitando as falas de cada um; trabalhar com a apresentação de livros de cordel e CDs sobre os mesmos, cópias de letras de músicas e histórias de cordel.
4ª etapa: Apresentar os principais nomes da Literatura de Cordel. Fazer um levantamento dos temas utilizados pelos cordelistas e discutir a forma como os apresentam. Trabalhar a língua escrita e a linguagem do cordel. Ouvir diversos gêneros musicais que se utilizam de rimas (repente, Cordel do Fogo Encantado, rap...) relacionando com a literatura de Cordel. Recolher o material conseguido pela professora e pela turma, selecionando os que serão usados durante o desenvolvimento do projeto; Propor aos alunos que tentem expressar um tema qualquer na forma de versos; Organizar uma exposição dos trabalhos na própria escola, imitando a disposição tradicional das feiras nordestinas.
Avaliação
A avaliação será feita ao término do Projeto, considerando as apresentações orais e escritas dos educandos durante o processo criativo.Também serão levados em conta o interesse e a participação dos alunos nas diversas atividades.
Produto final
Como ponto de culminância do "Projeto Cordel – Refletindo e escrevendo nossa cultura" será na Feira Cultural do Colégio Átrio, onde teremos uma tarde de exposição dos trabalhos, imitando uma tradicional feira nordestina e convidando os visitantes a participarem do "Cordel coletivo"
Bibliografia
FREIRE, Paulo, A Importância do Ato de ler em três artigos que se complementam, SP Cortez 1988
Vaz, Débora, Conviver, Língua Portuguesa 4° ano, Guia de recursos didáticos para o professor, SP Moderna 2009
Sites para Pesquisa
http://uijoaquimgomes.blogspot.com
http://recantodasletras.uol.com.br
http://sites.google.com/site/projetosereflexoes
autores:
MAGNO PESSOA FERREIRA
SANDRA BORGES BARBOSA
GILVANA HOLANDA DA SILVA
MARILENE SILVÉRIO SANTANA RIBEIRO
ROSIRENE
FRANCISCA SANTANA FRANÇA
ISLANA SANE DOS REIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário