sábado, 11 de agosto de 2012

''O Lúdico no Ensino e Aprendizagem da Matemática”

A Matemática é vista na escola como uma disciplina "árida e difícil", levando a maioria dos alunos a apresentarem dificuldades, e não aprendendo, gerando um grande desinteresse pela matéria, ainda, em grande parte responsável por dificuldades futuras ou mesmo pelo pavor da matéria. 
Desde os tempos primitivos o lúdico já se caracterizava como uma vivacidade fundamental, por ser intrínseco à alma humana. O interesse pela temática “O Lúdico no Ensino e Aprendizagem da Matemática” surgiu de experiências realizadas nos cursos vivenciados no universo escolar pesquisado, ao perceber como a matemática vem sendo trabalhada na sala de aula. Fazer a prática pedagógica a partir das atividades lúdicas nos conduz a pensar em mudanças significativas para o contexto educacional. Percebem-se no contexto escolar alunos com dificuldades em aprender matemática: dificuldades em interpretar, desenvolver o raciocínio lógico, concentração, atenção, formular conceitos, relacionar e criar estratégias.
Como tornar a Matemática interessante para as crianças? O que fazer para que a aprendizagem seja algo prazeroso e agradável? Qual a contribuição que velhas metodologias associadas a novas utilizações podem trazer para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem da Matemática no Brasil? Essas e outras perguntas vêm surgindo e tornando-se tema de debates, discussões, estudos e reflexões. Difundir e desmistificar o uso de atividades lúdicas, com fundamentações pedagógicas adequadas, favorece um aprendizado efetivo, representando estratégias - altamente proveitosas - para que o aluno tenha acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento de suas capacidades. 
A ludicidade, tão importante para o desenvolvimento do ser humano, precisa ser vista com mais seriedade, o espaço lúdico da criança não deve se restringir somente a hora do recreio. Dentro desta ótica, o trabalho propõe a utilização de lúdicos como parte integrante nas séries iniciais do Ensino Fundamental procurando conduzir a criança a conhecer, interagir, mergulhar, vivenciar a matemática e desenvolver a aprendizagem brincando. Afinal, aprender deve ser uma grande diversão! 
Partindo dessas premissas, objetivamos identificar, conhecer e analisar a importância das atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem da Matemática. O presente tema deve ser desenvolvido numa linha de pesquisa teórico-empírica, utilizando métodos quantitativos e qualitativos, buscou compreender dados, significados e comportamentos dos sujeitos nas implicações relativas a utilização do lúdico no ensino e aprendizagem da Matemática com alunos e professores 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental das Escolas municipais. 
Ao fazer um levantamento de dados pode-se compreender a posição da escola em relação a utilização do lúdico no ensino e aprendizagem da Matemática. Nessa pesquisa conseguisse uma melhoria significativa no ensino e aprendizagem da Matemática. Sendo este fato comprovado também pelo avanço progressivo dos professores em relação à superação das dificuldades apresentadas anterior a pesquisa, como também a partir de relatos de professores e dos próprios alunos. 
Vale destacar também que, os professores devem buscar utilizar mais as atividades lúdicas nas aulas de Matemática. Diante dos resultados do presente estudo, percebe-se a necessidade de que se possam desenvolver políticas efetivas de formação continuada de professores das escolas da rede municipal no ensino e aprendizagem da Matemática a partir da utilização da ludicidade.  
A Educação Matemática traz para o papel do professor novas funções e responsabilidades. Não basta apenas conhecer Matemática para ensinar. Faz-se necessária uma metodologia que promova o interesse dos alunos independentemente de sua aptidão específica para as áreas ditas exatas. Exige-se um novo modo de ensinar e valorizar a Matemática, tornando seu aprendizado interessante e significativo. Assim, é de fundamental importância discutir e abordar novas metodologias para que o ensino desta ciência se torne cada vez melhor.


 

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