A Matemática é vista na escola como uma disciplina "árida e difícil",
levando a maioria dos alunos a apresentarem dificuldades, e não
aprendendo, gerando um grande desinteresse pela matéria, ainda, em
grande parte responsável por dificuldades futuras ou mesmo pelo pavor da
matéria.
Desde os tempos
primitivos o lúdico já se caracterizava como uma vivacidade
fundamental, por ser intrínseco à alma humana. O
interesse pela temática “O
Lúdico no Ensino e Aprendizagem da Matemática” surgiu
de experiências realizadas nos cursos vivenciados no
universo escolar pesquisado, ao perceber como a matemática vem sendo
trabalhada na sala de aula. Fazer a prática pedagógica a partir das
atividades lúdicas nos conduz a pensar em mudanças significativas
para o contexto educacional. Percebem-se no contexto escolar alunos
com dificuldades em aprender matemática: dificuldades em
interpretar, desenvolver o raciocínio lógico, concentração,
atenção, formular conceitos, relacionar e criar estratégias.
Como tornar a Matemática interessante para as crianças? O que
fazer para que a aprendizagem seja algo prazeroso e agradável? Qual a
contribuição que velhas metodologias associadas a novas utilizações
podem trazer para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem da
Matemática no Brasil? Essas e outras perguntas vêm surgindo e
tornando-se tema de debates, discussões, estudos e reflexões. Difundir e
desmistificar o uso de atividades lúdicas, com fundamentações
pedagógicas adequadas, favorece um aprendizado efetivo, representando
estratégias - altamente proveitosas - para que o aluno tenha acesso ao
conhecimento e ao desenvolvimento de suas capacidades.
A ludicidade, tão
importante para o desenvolvimento do ser humano, precisa ser vista com
mais seriedade, o espaço lúdico da criança não deve se restringir
somente a hora do recreio. Dentro desta ótica, o trabalho propõe a
utilização de lúdicos como parte integrante nas séries iniciais do
Ensino Fundamental procurando conduzir a criança a conhecer, interagir,
mergulhar, vivenciar a matemática e desenvolver a aprendizagem
brincando. Afinal, aprender deve ser uma grande diversão!
Partindo dessas premissas, objetivamos identificar, conhecer e
analisar a importância das atividades lúdicas no processo
ensino-aprendizagem da Matemática. O presente tema deve ser desenvolvido
numa linha de pesquisa teórico-empírica, utilizando métodos
quantitativos e qualitativos, buscou compreender dados, significados
e comportamentos dos sujeitos nas implicações relativas a
utilização do lúdico no ensino e aprendizagem da Matemática com alunos e professores 3ª e 4ª séries
do Ensino Fundamental das
Escolas
municipais.
Ao fazer um levantamento de dados pode-se compreender a posição da
escola em relação a utilização do lúdico no ensino e
aprendizagem da Matemática. Nessa
pesquisa conseguisse uma melhoria significativa no ensino e aprendizagem da
Matemática. Sendo este fato comprovado também pelo avanço
progressivo dos professores em relação à superação das
dificuldades apresentadas anterior a pesquisa, como também a partir
de relatos de professores e dos próprios alunos.
Vale destacar
também que, os professores devem buscar utilizar mais as atividades
lúdicas nas aulas de Matemática. Diante dos resultados do presente
estudo, percebe-se a necessidade de que se possam desenvolver
políticas efetivas de formação continuada de professores das
escolas da rede municipal
no ensino e aprendizagem da Matemática a partir da utilização da
ludicidade.
A Educação
Matemática traz para o papel do professor novas funções e
responsabilidades. Não basta apenas conhecer Matemática para ensinar.
Faz-se necessária uma metodologia que promova o interesse dos alunos
independentemente de sua aptidão específica para as áreas ditas exatas.
Exige-se um novo modo de ensinar e valorizar a Matemática, tornando seu
aprendizado interessante e significativo. Assim, é de fundamental
importância discutir e abordar novas metodologias para que o ensino
desta ciência se torne cada vez melhor.
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