segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

OS SIGNIFICADOS DOS SIMBOLOS NATALINOS


A ÁRVORE
 
A primeira referência de uma árvore de Natal é do século XVI, na  Alemanha, onde as famílias ricas e pobres decoravam árvores com papéis  coloridos, frutas e doces. Com a colonização alemã este costume se espalha pelo mundo. As árvores eram enfeitadas no Natal para simbolizar a entrada da primavera, tempo das flores.

árvore de Natal
  A árvore de Natal representa a vida, uma nova etapa, tempos de colheita de bons frutos. Por esta razão, neste século o pinheiro foi  eleito à árvore do Natal, pois é a única árvore que não cai suas folhas em nenhuma estação do ano, estando sempre verdes, sempre vivas.

 
  O PAPAI NOEL
A lenda é atribuída a São Nicolau um bispo que viveu no sudoeste da costa da Ásia Menor hoje Turquia, no ano de 350dC. Ele usava uma capa na cor vermelha que o diferenciava. Por onde passava espalhava compaixão, generosidade e amor ao próximo

O PRESÉPIO
Presépio - Lugar onde os animais costumam se  abrigar no campo. Também é usado como cenário para representar o nascimento de Cristo onde participam personagens bíblicos e animais.
 Mas, para que a mensagem do nascimento de Jesus fosse revivida, São  Francisco de Assis em 1224 pediu a um homem chamado Giovanni Villita que criasse um presépio com pessoas e animais de verdade para que o povo conhecesse melhor onde Jesus nasceu,e, assim fazer com que as pessoas pudesse refletir sobre  a doutrina de Cristo Jesus:a Fé a Humildade e a Caridade

A ESTRELA DO NATAL
A estrela de quatro pontas e cauda luminosa, tem o significado de representar os pontos cardeais, simbolizando que de todos os lugares vem pessoas para adorar o Menino Jesus  Por esta razão, sempre é colocado na ponta da árvore de Natal uma estrela, saudando a todos com a luz da esperança, da confraternização entre os povos.
 
A GUIRLANDA
Image  A Guirlanda do advento ou Coroa do advento, como o nome mesmo indica, é feita com ramas verdes e enfeitadas com fitas para anunciar a chegada do Messias. Colocada trinta dias antes do natal nas portas em sinal de esperança do renascimento.

A FLOR DO NATAL
  Conhecida como "bico-de-papagaio", tem o nome científico de Poinsettia, uma homenagem ao seu descobridor Doutor Poinsett. Ele a encontrou no México em 1828, e é chamada por “Flor do Natal”. Conta à lenda que uma camponesa olhava do lado de fora de uma  igreja as pessoas ofertando presentes ao Messias. Ela, triste, pois não tinha nada para homenagear. Então um anjo falou ao seu coração que apanhasse algumas plantas que crescem ao lado da estrada e ofertasse como presente. As pessoas da congregação riram quando a vira entrar toda maltrapilhas  carregando um punhado de ervas daninhas. Diante da situação, conforme seu rosto ficava vermelho, de vergonha um fenômeno aconteceu: as folhas verdes mudaram de cor, tornando-se vermelho sangue.

VELA DO NATAL
Para o natal a luz trazida por Cristo para iluminar a caminhada daqueles que procuram Viver na Luz do Senhor


 retirado de
http://shoppinggarden.com.br/content/view/56/37/
http://www.catequisar.com.br/texto/materia/celebracoes/natal/13.htm 

Nenhum comentário:

Postar um comentário