A matemática está presente em nossa vida desde o
nascimento, onde tudo gira em torno de números, medidas, operações, figuras
geométricas; através dos meios de comunicação que demonstram uma infinidade de
informações da linguagem matemática.
No brincar a criança entra em contato com essa linguagem para marcar a passagem do tempo,
medir distâncias, distinguir o pesado do leve, ter conceitos
espaciais como em cima e embaixo, fora e
dentro, frente e atrás. A matemática está presente em todas as atividades do homem, seja
simples como repartir algo ou complexa como projetos de engenharia.
Gradualmente
tem-se vindo a colocar mais ênfase ao desenvolvimento das capacidades
básicas, no pré-escolar, incluindo a área da matemática.
Usando a ludicidade como recurso de ensino pode-se
desenvolver atividades matemáticas na escola infantil, uma vez que estamos
inseridos no universo dos números desde que nascemos. As crianças são capazes
de desenvolver noções matemáticas mesmo antes de entrar na escola, as quais são
proporcionadas pela brincadeira e jogos. Desde ainda muito pequenas devem ter
contato com conceitos da matemática. Nesse período, as crianças devem encontrar
o espaço para explorar e descobrir elementos da realidade que as cerca. A
criança deve ter oportunidade de vivenciar situações ricas e desafiadoras para
construir seu conhecimento acerca do mundo.
Mesmo
antes da criança iniciar o pré-escolar, já teve em contacto com algumas
noções matemáticas. Umas mais que outras, mas todas já tiveram contacto
com alguns conceitos matemáticos, e é a partir destes que o educador
deverá ter em conta as suas actividades.
“A
educação matemática tem um papel significativo e insubstituível, ao
ajudar os alunos a tornarem-se indivíduos competentes, críticos e
confiantes nas participações sociais que se relacionem com a
matemática.” (Moreira, D. e Oliveira, I., 2003, pg.20)
Segundo as Orientações Curriculares (1997), a importância dada à matemática na vida da criança deve-se ao facto desta permitir:
- Uma estruturação do pensamento;
- Realizar funções na vida corrente;
- Aprendizagens futuras.
Caberá
ao educador, a partir de situações do quotidiano, realizar actividades
com as crianças, “ (…) internacionalizando momentos de consolidação e
sistematização de noções matemáticas.” (Ministério da Educação, 1997,
pg.73).
A área da Matemática é muito vasta, encontrando-se subdividida em várias áreas, sendo algumas delas:
- Classificação;
- O número;
- Medidas;
-Formas;
-Cores;
-etc.
Referências bibliográficas:
Ministério da Educação (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Departamento de Educação Básica
Moreira, D. e Oliveira, I. (2003). Iniciação à Matemática no Jardim-de-Infância. Lisboa: Universidade Abertahttp://www.cefapropontes.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=512:importancia-matematica-desenvolvimento-educacao-infantil&catid=57:autoria&Itemid=71
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