quinta-feira, 8 de novembro de 2012

USOS DO RÁDIO NA EDUCAÇÃO

Existem muitas formas de se aproximar a mídia rádio da educação. A mais tradicional se estabeleceu no âmbito da radiodifusão aberta, tanto AM quanto FM, com as denominadas rádios educativas.
Uma outra possibilidade é a Radiodifusão Comunitária, Uma prática que aglutina a experiência da rádio comunitária com a emissão aberta via FM.
A grande novidade, no momento é, contudo, a introdução nas escolas da radiodifusão restrita. É importante lembrar que as rádios restritas não necessitam de autorização prévia do governo federal para serem instaladas e entrarem em funcionamento. Para esses casos, está liberada a freqüência modulada (FM), na faixa de 225 a 270 MHz, fora, portanto, da faixa comercial de FM (que vai de 87.9 a 107.9 Mhz). O som dessas emissoras restritas pode ser distribuído também mediante cabeamento, com fios unindo o aparelho transmissor (um amplificador) às caixas receptoras.

As diferentes modalidades da integração da rádio à educação vem ganhando um diferencial que as une: a possibilidade de que se transformem em uma prática educomunicativa. O fato ocorre quando o uso da linguagem radiofônica se integrada a outras linguagens; quando se garante, em igualdade de condições, o protagonismo do educador e do estudante; quando, finalmente, o uso da rádio, de uma forma democrática e participativa, passa a significar a vontade política da escola em reconhecer
a importância de se trazer a comunicação para o centro dos processos educativos.
 
TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO DO ANALÓGICO AO DIGITAL


Resolvido o problema da transmissão, resta a questão da produção radiofônica. Pode-se utilizar tanto a tecnologia analógica, mais tradicional, quanto a digital.
No caso da tecnologia analógica, estamos falando de um estúdio com os com seguintes equipamentos: mesa de som, tape-deck duplo, aparelho de CD, dois microfones e gravador de mão (para uma entrevista externa). Esse equipamento é conectado a um transmissor (para a transmissão por freqüência restrita) ou a um amplificador (para a transmissão por fio).


Já a produção digital conta com a facilidade de uso do computador, que oferece recursos para a captação e edição de áudio. A voz pode ser gravada através da ligação de um microfone à entrada da placa de som, enquanto áudio já gravado pode ser capturado através da ligação de aparelhos como gravadores de mão, DVDs, vídeo-cassetes, etc. Mas o ideal é que o computador seja conectado à mesa de som, para que todo o áudio seja gravado através dela.
Também o uso da internet oferece possibilidades muito interessantes. Músicas e efeitos podem ser baixados através de sites como o www.sounddogs.com, por exemplo. É também na rede que encontramos o Audacity ( http://audacity.sourceforge.net ), um software gratuito que nos permite editar e mixar as diferentes trilhas de áudio.


EDUCOMUNICAÇÃO

Educomunicação é definida pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) como o conjunto das ações destinadas a ampliar o coeficiente comunicativo das ações educativas, sejam as formais, as não formais e as informais, por meio da ampliação das habilidades de expressão dos membros das comunidades educativas, e de sua competência no manejo das tecnologias da informação, de modo a construir ecossistemas comunicativos abertos e democráticos, garantindo oportunidade de expressão para toda a comunidade. O ecossistema comunicativo designa a organização do ambiente, a disponibilização dos recursos e o conjunto das ações que caracterizam determinado tipo de ação comunicacional.

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO:
ACIOLI, Socorro. “A prática da Educomunicação na Fundação Casa Grande”, acesso: http://www.usp.br/educomradio/cafe/cafe.asp?editoria=TSUPH&cod=393.
BRAGA, José Luiz & CALAZANS, Maria Regina. Comunicação e Educação: questões delicadas na interface, São Paulo, Hacker Editores, 2001.
MOREIRA, Sônia Virgínia. O rádio no Brasil. Rio de Janeiro, Rio Fundo,1991.
SOARES, Ismar de Oliveira. Sociedade da informação ou da comunicação, São Paulo, Cidade Nova, 1996.


GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO/SEDUC
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE, INCLUSÃO E CIDADANIA
COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO/CTAE

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