quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O Rádio na escola: é possível?


Texto criado por
Ismar de Oliveira Soares
Coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP
(http://www.usp.br/nce)

Circulam pelo Brasil notícias cada vez mais freqüentes de que o rádio tem sido escolhido como um recurso privilegiado no processo educativo.

Algo que pode parecer até meio fora de moda, diante do avanço das tecnologias digitais que trouxeram o computador e a Internet para dentro da escola. A paixão pelo rádio explica-se pela descoberta de que sua linguagem tem sido capaz de facilitar o ideal de muitos educadores de construir um processo educativo a partir do lugar onde seus estudantes se encontram.

Em projetos espalhados pelo Brasil, o rádio vem se convertendo num ativo recurso tecnológico, capaz de resgatar e valorizar a voz dos membros da comunidade e suas formas de articular o pensamento e expressar emoções, independentemente das condições sociais, econômicas e culturais dos sujeitos (professores, jovens aprendizes, agentes culturais etc.) envolvidos nos processos de formação.

Sob esta perspectiva e diante do desafio de inserir o rádio no âmbito escolar, a Secretaria de Educação a Distância do MEC mantém um programa especial, denominado “Rádio Escola”, incentivando os educadores do país a inserirem a linguagem radiofônica em suas práticas educativas.

E foi para o MEC, após ler uma notícia sobre as iniciativas do governo federal para ampliar o uso didático-pedagógico do rádio na escola, que a Profa. Divina Lúcia (Dilú) fez, em 4 de outubro de 2005 (http://br.buscaeducacao.yahoo.com/mt/archives/2005/07/programa_educa.html), uma pergunta direta: Gostaria de lançar em minha escola um projeto de educação através do rádio instalado na escola. Como fazer? Como dar o ponta-pé inicial?

A pergunta da professora Dilú justifica-se pela falta de uma tradição definida sobre como integrar o rádio ao cotidiano do ensino. Certamente Dilú quer uma resposta prática, uma solução imediata para seu problema, com resposta a perguntas tais como:
• Quais os equipamentos necessários e como usá-los?
• A quem convocar para produzir os programas de rádio?
• Por onde começar o treinamento da equipe?
Como conhecer melhor e aprimorar a linguagem radiofônica?

O conjunto dos módulos sobre Rádio e Educação irá fornecer à mestra Dilú e a todos os interessados nas mesmas questões os elementos indispensáveis para que criem projetos pedagógicos baseados na linguagem radiofônica. (IOS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário