O currículo
escolar abrange as experiências de aprendizagens implementadas pelas
instituições escolares e que deverão ser vivenciadas pelos estudantes.
Nele estão contidos os conteúdos que deverão ser abordados no processo
de ensino-aprendizagem e a metodologia utilizada para os diferentes
níveis de ensino.
Ele deve contribuir para construção da identidade dos alunos na
medida em que ressalta a individualidade e o contexto social que estão
inseridos. Além de ensinar um determinado assunto, deve aguçar as
potencialidades e a criticidade dos alunos.
Nessa perspectiva, a função da teoria curricular é compreender e
descrever fenômenos da prática curricular. É através da teoria que
teremos a compreensão do objeto e intenções de um determinado grupo
social. Temos como teorias do currículo:
- Teorias tradicionais: ela tem como objetivo principal preparar para aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização. Esse tipo de currículo teve origem nos Estados Unidos e tem como base a tendência conservadora, baseada nos princípios de Taylor, esse que igualava o sistema educacional ao modelo organizacional e administrativo das empresas.
- Teorias críticas: argumenta que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações de poder. Isso está implícito nas disciplinas e conteúdos que reproduzem a desigualdade social que fazem com que muitos alunos saem da escola antes mesmo de aprender as habilidades das classes dominantes. Percebe o currículo como um campo que prega a liberdade e um espaço cultural e social de lutas.
- Teorias pós-críticas: nessa perspectiva o currículo é tido como algo que produz uma relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal. Essa teoria critica a desvalorização do desenvolvimento cultural e histórico de alguns grupos étnicos e os conceitos da modernidade, como razão e ciência. Outra perspectiva desse currículo é a fundamentação no pós-estruturalismo que acredita que o conhecimento é algo incerto e indeterminado. Questiona também o conceito de verdade, já que leva em consideração o processo pelo qual algo se tornou verdade.
escrito Por Emanuelle Oliveira
disponivel em http://www.infoescola.com/educacao/teorias-do-curriculo/
Referências Bibliográficas:
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículos e Programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.
MOREIRA (org.) Antônio Flávio Barbosa. Currículo: Políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999.
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