segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Independência do Brasil -Resumo

História da Independência do Brasil
A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em São Paulo.
Causas:
- Vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política;
- Desgaste do sistema de controle econômico, com restrições e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil;
- Tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil.
Dia do Fico
- D. Pedro não acatou as determinações feitas pela Coroa Portuguesa que exigia seu retorno para Portugal. Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro negou ao chamado e afirmou que ficaria no Brasil.
Medidas pré independência:
Logo após o Dia do Fico, D. Pedro I tomou várias medidas com o objetivo de preparar o país para o processo de independência:
- Organização a Marinha de Guerra
- Convocou uma Assembleia Constituinte;
- Determinou o retornou das tropas portuguesas;
- Exigiu que todas as medidas tomadas pela Coroa Portuguesa deveriam, antes de entrar em vigor no Brasil, ter a aprovação de D. Pedro.
- Visitou São Paulo e Minas Gerais para acalmar os ânimos, principalmente entre a população, que estavam exaltados em várias regiões.
A Proclamação da Independência
Ao viajar de Santos para São Paulo, D. Pedro recebeu uma carta da Coroa Portuguesa que exigia seu retorno imediato para Portugal e anulava a Constituinte. Diante desta situação, D. Pedro deu seu famoso grito, as margens do riacho Ipiranga: “Independência ou Morte!”
Pós Independência
- D. Pedro I foi coroado imperador do Brasil em dezembro de 1822;
- Portugal reconheceu a independência, exigindo uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas;
- Em algumas regiões do Brasil, principalmente no Nordeste, ocorreram revoltas, comandadas por portugueses, contrárias à independência do Brasil. Estas manifestações foram duramente reprimidas pelas tropas imperiais.  
 

A importância da matemática na vida da criança...

A matemática está presente em nossa vida desde o nascimento, onde tudo gira em torno de números, medidas, operações, figuras geométricas; através dos meios de comunicação que demonstram uma infinidade de informações da linguagem matemática. No brincar a criança entra em contato com essa linguagem para marcar a passagem do tempo, medir distâncias, distinguir o pesado do leve, ter conceitos espaciais como em cima e embaixo, fora e dentro, frente e atrás. A matemática está presente em todas as atividades do homem, seja simples como repartir algo ou complexa como projetos de engenharia.
Gradualmente tem-se vindo a colocar mais ênfase ao desenvolvimento das capacidades básicas, no pré-escolar, incluindo a área da matemática.
Usando a ludicidade como recurso de ensino pode-se desenvolver atividades matemáticas na escola infantil, uma vez que estamos inseridos no universo dos números desde que nascemos. As crianças são capazes de desenvolver noções matemáticas mesmo antes de entrar na escola, as quais são proporcionadas pela brincadeira e jogos. Desde ainda muito pequenas devem ter contato com conceitos da matemática. Nesse período, as crianças devem encontrar o espaço para explorar e descobrir elementos da realidade que as cerca. A criança deve ter oportunidade de vivenciar situações ricas e desafiadoras para construir seu conhecimento acerca do mundo.
Mesmo antes da criança iniciar o pré-escolar, já teve em contacto com algumas noções matemáticas. Umas mais que outras, mas todas já tiveram contacto com alguns conceitos matemáticos, e é a partir destes que o educador deverá ter em conta as suas actividades.
“A educação matemática tem um papel significativo e insubstituível, ao ajudar os alunos a tornarem-se indivíduos competentes, críticos e confiantes nas participações sociais que se relacionem com a matemática.” (Moreira, D. e Oliveira, I., 2003, pg.20)
Segundo as Orientações Curriculares (1997), a importância dada à matemática na vida da criança deve-se ao facto desta permitir:
- Uma estruturação do pensamento;
- Realizar funções na vida corrente;
- Aprendizagens futuras.
Caberá ao educador, a partir de situações do quotidiano, realizar actividades com as crianças, “ (…) internacionalizando momentos de consolidação e sistematização de noções matemáticas.” (Ministério da Educação, 1997, pg.73).
A área da Matemática é muito vasta, encontrando-se subdividida em várias áreas, sendo algumas delas:
- Classificação;
- O número;
            - Medidas;
-Formas;
-Cores;
-etc.
Referências bibliográficas:
Ministério da Educação (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Departamento de Educação Básica
Moreira, D. e Oliveira, I. (2003). Iniciação à Matemática no Jardim-de-Infância. Lisboa: Universidade Aberta
http://www.cefapropontes.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=512:importancia-matematica-desenvolvimento-educacao-infantil&catid=57:autoria&Itemid=71